Trocando a Correia Dentada devo Trocar o Kit Completo?

Trocando a Correia Dentada devo Trocar o Kit Completo?

Há situações em que a troca da correia dentada deve ser trocada junto com o tensor e o rolamento. Mas, nem sempre é preciso fazer essa substituição.

Muitos mecânicos  insistem que ao trocar a correia dentada, deve-se trocar o kit completo. Será mesmo?


Essa mania das oficinas de “empurroterapia” do rolamento da correia dentada. O que vem a ser isso? As fábricas recomendam a substituição da correia dentada de borracha a uma certa quilometragem ou  em um determinado prazo. Mas alguns mecânicos, na ânsia de aumentar seu faturamento, insistem em trocar também o tensor com o seu rolamento.

Aliás, as fábricas de peças já estimulam essa “empurroterapia”, pois já mandam o kit completo: a correia acompanhada do tensor e rolamento. Não é o que a fábrica recomenda. Ela diz para trocar só a correia dentada. O nosso ouvinte diz ter levado o carro na oficina para a troca da correia e o mecânico sugeriu a troca do rolamento. Ele protestou, disse que não seria necessário, mas o mecânico mostrou que o rolamento está zoando, dando todos os sinais de que vai dar problema a curto prazo.

E ele quer saber se é isso mesmo? Sim, claro que é isso mesmo. Quando se diz ser desnecessário trocar o rolamento, é porque teoricamente ele sendo de aço, deve durar muito mais do que a correia, que é de borracha. Entretanto, é claro que existem situações em que o rolamento também deve ser substituído. E o mecânico competente e honesto, sabe quando é a hora de substituí-lo.



Publicado em: 11/10/2018

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