Que tal você ter total controle sobre seu dinheiro?

Que tal você ter total controle sobre seu dinheiro?

Se quando chega a data do pagamento seu dinheiro vai embora para pagar dívidas ou, pior ainda, às vezes ele acaba não sendo suficiente para quitar todas, é hora de repensar seu planejamento financeiro.

Seguindo algumas instruções simples já é possível controlar sua grana e até investir.

Começar o quanto antes é importante para fugir do risco de ter contas atrasadas se acumulando, uma realidade de boa parte dos brasileiros.

Em maio, o percentual de famílias com dívidas ou contas em atraso chegou a 23,7%, segundo dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Em 2015, no mesmo período, essa taxa era de 21,1%.

Mas as dicas não servem só para quem quer se organizar com as contas, elas são muito válidas também para quem pensa em investir em seus sonhos, como comprar um carro, uma moto, reformar o imóvel, fazer uma viagem de férias ou estudar.

Veja alguns truques infalíveis para você conseguir guardar dinheiro.

Controle seus gastos
O primeiro passo para começar a economizar é saber quanto você tem gastado e, principalmente, com o que. Por isso, vale a pena colocar no papel todos os seus gastos do mês para identificar o que pode ser reduzido ou mesmo cortado do seu orçamento.
Para ser bem sucedido, é preciso ser fiel em anotar qualquer gasto que você teve, mesmo que tenha sido uma bala. Depois com as informações em mãos, faça uma análise e comece a reduzir principalmente os gastos bobos. Para facilitar a lista, separe as despesas por grupos como moradia, alimentação, investimentos entre outros.
Você pode contar com o auxílio de aplicativos para celulares para fazer o controle do orçamento ou ainda optar pelo bom e velho Excel.

Para controlar sua grana estipule metas e prioridades
Para ajudar você na tarefa de controlar sua grana e não cair na tentação de uma promoção na sua loja favorita, faça uma lista de prioridades, pense em longo prazo o que você deseja conquistar, projete seus sonhos e coloque metas.
Sabendo em que ponto você quer chegar, vai ficar mais fácil resistir aos gastos supérfluos.

Deixe o cartão de crédito em casa
Uma forma eficiente de não gastar é não ter o dinheiro para pagar as compras por impulso. Se você for ao shopping, experimente andar com uma quantia contada e deixe seu cartão de crédito descansando em casa.
No dia seguinte você ficará feliz em não ter gastado mais do que podia .

Faça sempre uma lista de supermercado
E só compre o que estiver anotado. Supermercado é uma perdição para quem tem dificuldade em controlar dinheiro. As promoções estão por toda parte e a vontade de levar mais do que você precisa é sempre uma companheira nas compras.
Se você quer controlar sua grana, crie o hábito de fazer uma lista, pode ser no papel ou num aplicativo para celular, o importante mesmo é ser fiel a ela.

Guarde dinheiro para imprevistos
Emergências costumam custar muito mais caro do que serviços regulares. O melhor é sempre ter um dinheiro reservado para imprevistos. Você pode fazer uma poupança, aplicar em títulos que têm melhor rendimento ou mesmo guardar em casa. Isso vai ajudar a não comprometer suas metas diante de uma urgência.

Evite os juros
Sempre que você paga juros o único que sai ganhando é o credor. Por isso, o ideal é tentar sempre ficar longe deles.
Cartão de crédito e cheque especial são dois serviços que possuem os juros mais altos do mercado, sendo assim é preciso usar esses serviços com muita consciência.
No caso do cartão, evite ainda pagar a fatura atrasada ou quitar apenas o valor mínimo, pois os encargos são altíssimos.

Procure um investimento
Se você tem dificuldade em guardar dinheiro, uma boa forma de se organizar é fazendo um investimento.
Ao assumir uma parcela mensal, você acaba mudando naturalmente seus hábitos, já que sabe que tem aquele compromisso todo mês.
Além disso, ele vai funcionar como um motivador para economizar, já que você saberá que por meio desse investimento será possível realizar seus objetivos a médio ou longo prazo.
Para controlar sua grana é preciso fazer algumas mudanças nos seus costumes, alguns ajustes simples já fazem boa diferença e aproximam você de conquistar suas metas, por isso o esforço vale a pena.
Se você quer começar a investir agora, conheça os planos que a Consórcio Nacional Garantia oferece e escolha um que cabe no seu bolso.



Publicado em: 08/10/2019

48 3281 8189

CENTRAL DE ATENDIMENTO AO CLIENTE

 
R. Gen. Liberato Bittencourt, 1475 - 01

MATRIZ NO ESTREITO, EM FLORIANÓPOLIS/SC