Qual é o seu perfil financeiro, você sabe?

Qual é o seu perfil financeiro, você sabe?

Você ama gastar mesmo quando o dinheiro acabou ou o seu tipo é aquele que economiza qualquer moedinha? Adora planilhas financeiras ou nem sabe quanto ganha? Essas são algumas características que podem definir qual é o seu perfil financeiro.
Identificar a sua relação com o dinheiro é uma importante etapa para conseguir organizar as suas finanças e conquistar os seus objetivos, como um novo carro, uma casa própria, fazer uma universidade e até a aposentadoria privada.

Conheça mais ao longo desse texto quais são as principais particularidades de cada perfil financeiro e identifique em qual deles você se encaixa.

O que é perfil financeiro e a importância de saber o seu
Antes de saber quais são os principais tipos de perfil financeiro, é interessante saber o que esse termo quer dizer.
Sua principal definição diz respeito aos hábitos que você pratica em relação a sua vida financeira. Como você organiza seu orçamento e investe em suas metas.
Por exemplo, algumas pessoas adoram investimentos arriscados, do tipo que você tem grandes chances de levar uma bolada, mas as consequências, caso algo dê errado, também são de grandes proporções.
Já outras estão sempre gastando mais do que ganham e vivem no vermelho, dependendo de cheque especial ou mesmo só conseguindo pagar o valor mínimo do cartão de crédito.
Essas são algumas características que determinam a relação de uma pessoa com o dinheiro no seu dia a dia.
Além das características de personalidade, já que cada indivíduo é único, o meio que você vive também podem influenciar o seu perfil financeiro.

A importância do autoconhecimento
Ter consciência de como você tem gastado e investido seu dinheiro nos últimos tempos é uma ótima forma de conseguir se organizar para finalmente conseguir atingir seus objetivos, sejam eles de curto, médio ou longo prazo.Sem essas informações, você correrá o risco de viver correndo atrás de um objetivo e nunca conseguir conquistá-lo ou mesmo gastar o dobro de tempo.
Então, veja quais são os tipos de perfil financeiro e descubra em qual deles você se enquadra.

Os tipos de perfil financeiro mais comuns
O desligado

O desligado é o tipo de pessoa que ganha o suficiente para pagar tudo que precisa. Não fica no vermelho, mas também não se preocupa em investir ou guardar dinheiro.
Ele vive distraído, sem se preocupar muito com a sua relação com o dinheiro e tem sempre a impressão de que nunca sobra nenhuma quantia para fazer qualquer outra coisa.
Além disso, o desligado tem a sensação que nunca vai conseguir investir.
Se você se identifica com esse perfil, a dica é se atentar mais aos seus gastos, pois embora você não tenha problemas frequentes com dívidas, também não há nenhum planejamento para poupar e conquistar seus objetivos.
É preciso identificar o que consome seu orçamento e cortar gastos desnecessários e começar a investir já, mesmo que seja pouco.
Comece devagar e conte com a ajuda de algum aplicativo ou planilha para fazer seu planejamento financeiro.

O gasta tudo
Nesta categoria estão as pessoas que não conseguem viver sem dívidas. Estão frequentemente no vermelho e precisam sempre recorrer a empréstimos de banco ou de familiares.
Usam cheque especial, pagam o mínimo da fatura do cartão de crédito e mesmo assim querem gastar mais.
O grande problema desse perfil, além de viver endividado, é que ele acaba desembolsando altos números com juros e taxas, acabando por perder muito dinheiro.
Sem nada guardado, podem se ver em uma bola de neve de contas e passar grande sufoco em casos de emergência.
O melhor para o perfil financeiro gasta tudo é começar a quitar todas suas dívidas, esquecer o parcelamento e se organizar para conseguir a guardar dinheiro.
Colocar metas e objetivos no papel também podem ajudar na reorganização financeira e no comprometimento em mudar.

O poupador
O estilo poupador foge de dívidas, sempre tem um dinheiro sobrando e não é consumista.
Ele é mais atento a sua relação com o dinheiro, sabe quanto ganha e quanto sai. Porém o seu grande defeito é não saber muito sobre como fazer seu dinheiro render, seu único investimento costuma ser uma poupança.
Se você se encaixa nesse perfil, o lado bom é fugir de juros e conseguir ter uma melhor organização do orçamento.
O melhor agora é buscar conhecimento sobre finanças, lendo livros, artigos e procurando palestras.As dicas vão ajudar a investir mais e aplicar seu dinheiro de maneira certa para conquistar seus objetivos.

O planejador
Quem é planejador tem um rígido controle do seu orçamento. Recorre a planilhas financeiras, aplicativos e todos os meios disponíveis para organizar sua vida financeira.
Esse perfil tem um bom autoconhecimento sobre sua relação com o dinheiro, seu salário sempre sobra e tem bons investimentos.
A vantagem do planejador é que ele estará sempre preparado para emergências, evitando dívidas.
Se você se encaixa no perfil de planejador, a melhor dica é continuar procurando mais conhecimento sobre inteligência financeira.  
Também vale a pena estar sempre atento aos melhores investimentos de acordo com a época para sempre ter um bom rendimento.

Seu perfil financeiro não é para sempre
A boa notícia para quem quer mudar seus hábitos é que nenhum perfil financeiro é para sempre. Ele pode mudar com o tempo e ser cada vez mais aprimorado.
Além disso, a fase da sua vida também pode influenciar bastante em suas atitudes com o dinheiro.
Um jovem pode se enquadrar hoje no perfil gasta tudo, mas com o passar dos anos e adquirindo conhecimento se tornar um ótimo investidor.
O melhor é se conscientizar sobre seus hábitos financeiros o quanto antes e sempre buscar conhecimento. Assim, seus sonhos estarão também mais próximos de se realizarem.

Como aprimorar seu perfil financeiro
Como falamos em alguns tópicos, buscar conhecimento sobre educação financeira é a melhor forma de aprimorar seu perfil.
Você pode buscar informações na internet, existem diversos sites e blog sobre o assunto. Também dá para procurar cursos gratuitos sobre investimentos, ler livros e assistir vídeos.
Isso vai ajudar você a conhecer como funcionam os diversos tipos de investimento e também aprender como é possível cortar gastos para o dinheiro sobrar no final do mês, mesmo ganhando pouco.
Todos nós queremos realizar nossas metas ao longo dos anos, sejam elas comprar uma casa própria, ter uma aposentadoria privada, reformar um imóvel ou mesmo continuar os estudos.
E, por isso, o melhor caminho para começar a investir de forma mais inteligente e eficaz é conhecendo o seu perfil financeiro e buscando aprimorá-lo com o passar do tempo.



Publicado em: 06/11/2019

48 3281 8189

CENTRAL DE ATENDIMENTO AO CLIENTE

 
R. Gen. Liberato Bittencourt, 1475 - 01

MATRIZ NO ESTREITO, EM FLORIANÓPOLIS/SC