Picape Bruta e Urbana, Conheça a Ford Ranger XLS 4x2

Picape Bruta e Urbana, Conheça a Ford Ranger XLS 4x2

O universo das picapes média está recheado de boas opções mas quem não precisa de um veículo com tração integral tem poucas alternativas. Entre elas há pacotes mais enxutos de itens de série, conforto inferior aos modelos mais caros mas veículos essenciais  como a Ford Ranger XLS com tração 4x2. Antes de começarmos essa matéria é importante citar: esqueça tudo que você sabe sobre picapes.
 
O R7 Autos Carros levou para as ruas a nova Ranger XLS 4x2  2020, a picape diesel mais barata da montadora americana a venda no Brasil.
 
A primeira impressão é agradável já que a Ranger traz o novo visual com grade na cor chumbo, as rodas aro 18” e um estilo espartano sem itens cromados. A falta das luzes diurnas em LED (DRL) é um ponto negativo em um carro que tem preço a partir de R$ 128.250,00 mas que facilmente é encontrada na faixa de R$ 124.500,00.
 
Por dentro o carro apresenta visual simples, com acabamento em plástico e tem uma lembrança muito presente dos padrões americanos. Os bancos são em tecidos e nao possuem controle elétrico. A multimídia é a Ford Sync 3 com espelhamento para Android auto e Apple CarPlay. Nada além do essencial.
 
A picape produzida na Argentina ganhou uma nova suspensão que, de acordo com os engenheiros da marca, melhora a dirigibilidade e o conforto tanto no asfalto quanto no fora-de-estrada. No entanto, o conforto das versões mais caras não se repete na XLS. Enquanto vazia a Ranger tem um ajuste mais duro que compromete o conforto. Quando carregada, a situação muda, mas o desempenho é prejudicado.
 
Com motor 2.2L turbo diese e 160cv a Ranger XLS apresenta bom desempenho em baixas rotações. Os 39,3kgfm se fazem presentes já nas primeiras 1.500rpm, o que faz a picape de pouco mais de duas toneladas ter um consumo médio de 9,3km/l na cidade e 14,1km/l na estrada. Agradável na cidade pela boa arrancada ela também não faz feio na cidade nem perde dirigibilidade nas curvas.
 
De série, o carro vem equipado com ar-condicionado digital com controle individual de temperatura para o motorista e o passageiro, central multimídia SYNC 3 com tela sensível ao toque de 8 polegadas e comandos de voz, painel configurável com duas telas de 4,2 polegadas, novos faróis de neblina e acabamento do painel, portas e console. Ainda tem assistente de abertura e fechamento da tampa, trava com chave e oito ganchos internos para carga. Capô com mola a gás, gancho para reboque, para-barro dianteiro e traseiro, protetor de cárter e protetor do tanque de combustível finalizam o pacote.
 
Por fim, vem com sete airbags (frontais, laterais, de cortina e de joelho para o motorista), vidros elétricos com fechamento a um toque para o motorista, retrovisores elétricos, piloto automático, câmera de ré, sensor de estacionamento traseiro, alarme, limitador de velocidade, chave programável MyKey, ajuste de altura e lombar do banco do motorista, compartimento climatizado no console e aviso luminoso do nível do lavador do para-brisa.
 
Mercado
Atualmente a Toyota Hilux tem 30,8% de “share” no segmento das picapes médias feitas sobre chassi. Atrás da picape da Toyota está a Chevrolet S10, que emplacou 24,9% de participação em 2018. Mas quem mais ganhou mercado nos últimos anos foi a Ranger. Isso se deve às importantes mudanças que a Ford preparou para Ranger mantendo o preço de 2019 e ainda permitindo que a versão mais cara, a Limited, custe bem menos que as concorrentes.
 
Nas versões mais caras a picape é equipada com diversos itens estéticos e também com a tração 4x4, que aumenta consideravelmente as vendas da picape. De janeiro a setembro a Ranger emplacou 15.811 unidades.
 
Para quem deseja apenas um bom espaço para carregar objetos ou usar uma utilitária como carro de passeio na cidade e eventualmente na estrada, a Ranger XLS 4x2 é uma ótima opção, com preço acessível, não abrindo mão de um motor diesel e de espaço interno mesmo sem os mimos dos modelos mais caros.


Publicado em: 06/11/2019

48 3281 8189

CENTRAL DE ATENDIMENTO AO CLIENTE

 
R. Gen. Liberato Bittencourt, 1475 - 01

MATRIZ NO ESTREITO, EM FLORIANÓPOLIS/SC