Confira Algumas Dicas para Cuidar das Plantas na Primavera

Confira Algumas Dicas para Cuidar das Plantas na Primavera

A estação mais florida do ano começa dia 22/09 e inspira os amantes de jardinagem.

A primavera inicia-se dia 22 e deixa todo mundo inspirado para dar um trato nas plantas de casa. Ainda bem. Então, aí vão algumas dicas para ficar feliz com o resultado e não desperdiçar suas economias. Para começar, o substrato. Pelo menos a camada de cima precisa estar zero bala. Renove-a para oferecer nutrientes. Misture uma parte de húmus de minhoca com três de composto orgânico. Eu ainda coloco vermiculita, um mineral levinho que deixa tudo mais fofo — as raízes vão respirar melhor, e a terra não ficará compacta. Os vasos precisam ter furos no fundo, uma camada de isopor picado embaixo e uma manta geotêxtil sobre o isopor. Isso drena melhor e impede que a terra molhada saia ou tampe os furos, o que poderia afogar a planta. Uso isopor em vez de pedriscos porque as caçambas estão cheias desse ótimo material e é melhor que deixemos as pedras em paz.




Vaso tem ciência. Os de plástico juntam mais água. Os de barro evaporam mais. O tamanho tem que ser proporcional à planta na fase adulta para não atrofiar. É interessante que tenham a mesma linguagem, com tamanhos e alturas diferentes, para compor volumes harmônicos e fugir da sem-gracice.
Se o local de suas plantas for tipo E o Vento Levou, nada de folhas grandes porque rasgam. E se conforme em não ter flores porque são mais frágeis. Pense num anteparo como uma treliça ou um painel e privilegie folhagens como filodendros, heras e dracenas. Importante: observe a incidência do sol. Sol forte e quase o dia inteiro é para plantas poderosas como hortênsias, lírios, ixoras, rosas, lantanas. Meia-sombra é ótima para folhagens: antúrio, árvore-da-felicidade, peperômia, samambaias, bromélias e para boa parte das orquídeas. Lembre: quando a estação muda, também muda onde bate o sol. Nada é para sempre.
Se informe sobre a frequência com que sua planta precisa de água. Não se esqueça de adubar os vasos a cada 15 dias com a fórmula NPK 10-10-10, vendida em lojas de jardinagem. Siga a bula e não tem erro. Planta forte pega menos bicho.

Se a sua primavera acontece só dentro de casa, tem muita planta que aguenta, mas sempre perto da janela. As mesmas de meia-sombra, mais jiboia, violeta, pacová, pleomele, zamioculca, tradescância, tostão, columeia-peixinho.
Escolher certo é meio caminho andado. Curtir o tempo de cuidar é a outra metade. Receber a primavera com plantas bonitas, nem que seja só um vaso, ou uma floreira, renova o ar da casa e melhora a alma.


Publicado em: 10/09/2019

48 3281 8189

CENTRAL DE ATENDIMENTO AO CLIENTE

 
R. Gen. Liberato Bittencourt, 1475 - 01

MATRIZ NO ESTREITO, EM FLORIANÓPOLIS/SC